domingo, 2 de julho de 2017

É correto fazer o sinal da cruz ao passar em frente a uma Igreja Católica? Isso é bíblico ou apenas uma invenção?


Tarde dessas, passando diante da centenária igreja de São João Batista, no histórico bairro do Brás, em São Paulo (SP), terminava de traçar o Sinal da Cruz sobre minha fronte e peito quando ouvi um murmurar vindo de trás de mim: “O que é que você está fazendo, moço?” – Olhei e vi uma senhora dos seus cinquenta e poucos anos, ostentando um grande coque grisalho no alto da cabeça e óculos de aros plásticos. Ela falava num tom quase de súplica, como se eu estivesse cometendo um crime horrível.
"Estou fazendo o Sinal da Cruz", respondi, enquanto ela balançava a cabeça negativamente. “Não faça isso, meu filho...”. Perplexo, quis saber o porquê, e ela se saiu com esta: “Cada vez que você faz esse sinal, é como se estivesse crucificando Jesus novamente, é uma ofensa...”.
Até que ponto chega a criatividade das pessoas que odeiam a Igreja, pensei com meus botões (pensando não naquela pobre senhora, mas sim em quem incutiu tal bobagem em sua mente). Tomando cuidado para não parecer agressivo ou irônico, argumentei: "eu faço o sinal da cruz em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Como pode ser ruim algo que eu faço invocando a Deus conforme ensina a Bíblia?". Fiz questão de mencionar a Bíblia (conf. Mt 28,19), porque já tinha percebido, logo de cara, que se tratava de uma “evangélica”, e sei bem que eles acreditam que só podem aceitar aquilo que está escrito, literalmente, no Livro Sagrado.
Ela pareceu surpresa com a minha resposta. “Esta é a primeira vez que um católico me responde com uma citação da Bíblia! Só que está errado, viu? Jesus sofreu muito na cruz, a cruz é um símbolo de maldição, de sofrimento, de vergonha...”. E ela fez menção de ir embora, mas eu insisti: "com todo o respeito, quem foi que falou isso para a senhora?"; e ela me olhou, desconcertada: “Quem falou foi um homem de Deus, meu filho”...
"A senhora acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus?", perguntei, e ela mais que depressa respondeu, com muita ênfase: “Mas é claro!"; e então eu prossegui: "nesse caso, acho que o homem que ensinou isso para a senhora está bem equivocado. O Apóstolo Paulo diz na Bíblia: 'Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo' (Gl 6,14). Quer dizer, a Cruz é glória para o cristão. Na verdade, a cruz é o símbolo que nos identifica como cristãos, é como se fosse a nossa 'carteira de identidade'. Era um símbolo de vergonha antes de Jesus Cristo, mas depois dEle tornou-se símbolo de vitória, de salvação, de santidade. Quem pensa que a cruz é um símbolo de vergonha está vivendo ainda antes de Cristo! É como se essa pessoa nunca tivesse ouvido falar em Jesus! – Digo mais: em Efésios está escrito: 'Pela cruz, Jesus Cristo reconciliou os povos com Deus, em um Corpo, eliminando com a cruz as inimizades.' (Ef 2,16)".
Ao dizê-lo, fiz uma pausa e fitei aquela senhora bem nos olhos, com firmeza e seriedade. Ela esfregou as mãos no saiote comprido, baixou o olhar e retrucou, agora baixinho: “Mas o Senhor Jesus sofreu tanto na cruz”. – "E como sofreu!", Respondi, com firmeza. "Por isso mesmo é que devemos honrar e amar a Cruz, porque foi por meio dela que Nosso Senhor se entregou em Sacrifício pela nossa salvação. Como diz a Bíblia, a Cruz é o nosso maior orgulho enquanto cristãos! Nela, e somente nela, podemos e devemos nos gloriar!". 

Ela agora estava em silêncio, e me olhava com muita atenção, admirada, confusa. Finalizando a conversa, perguntei: "afinal, a senhora não sabia que o próprio Jesus disse: 'Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de Mim'? Está no Evangelho segundo Mateus (10,38)! E Ele também advertiu a cada um de nós: 'Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz e me siga' (Lc 9,23), e mais ainda: 'Quem não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo' (Lc 14,27). – Se a senhora me permitir, deixo um conselho: se esse 'homem de Deus' a quem senhora se referiu está ensinando algo diferente disso, corra para bem longe dele, porque está dizendo o contrário do que disse o Cristo! Em quem a senhora vai preferir confiar? Para não ter erro, entre numa igreja católica e reze, peça a Luz do Espírito Santo: peça a Ele que lhe mostre o caminho e qual a verdadeira igreja. Peça que lhe mostre se falsos pastores por acaso não andam tentando desviá-la do verdadeiro caminho do Senhor. Afinal, a Igreja Católica é a única que foi fundada diretamente por Jesus Cristo. Quem sabe um padre possa tirar outras dúvidas que a senhora tenha? Bom, eu já vou indo. Que Deus a abençoe".
Retomei meu caminho, mas a mulher continuou lá, parada, muda. Nem falou um “tchau”. Andei alguns passos e olhei para trás, para ver se estava ainda no mesmo lugar. E o que vi, desta vez, surpreendeu foi a mim: ela subira as escadas da igreja, e entrava timidamente pela porta(!).
Segui meu rumo pensando em quanta gente perdida, entre preconceitos implantados, precisando apenas de um bom conselho, transita pelas ruas desta cidade e do mundo, com a "cabeça feita" por falsos pregadores. Gente que depende apenas da orientação de um fiel católico para encontrar o seu caminho até a Igreja de Cristo. Católicos que, em sua maioria, permanecem mudos, mesmo quando aparece a oportunidade para evangelizar.
____________________________

Fonte: O Fiel Católico

37 comentários:

  1. Gálatas: 3. 13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    Cruz é símbolo de maldição sim, Jesus se fez maldito para nós salvar da maldição do pecado, logo digo o mesmo que a senhora disse, quem faz sinal da cruz, e quem carrega uma cruz, principalmente com Jesus ainda nela, atrai para si maldição, já que a cruz não salvou ninguém, mas sim o sangue de Cristo que foi derramado por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes protestantes querem por em contradição a Bíblia, é como se não tivessem lido o post.

      "E nós pregamos Cristo crucificado, loucura para os judeus e escândalo para os pagãos." — São Paulo

      Excluir
    2. Realmente está escrito em (Deut 21, 23) maldito todo aquele que é suspenso no madeiro, mas em Gálatas está escrito: Cristo remiu-nos da maldição da lei,fazendo-se por nós maldição. É questão de interpretação, estudo e boa intenção.

      Excluir
    3. Vc tem pastor? Qual a denominação que Vc segue?

      Excluir
    4. kkkk... é dificil entender esses protestantes viu! Irmão então pegue a palavra cruz e substitua por "maldição"...
      Olha só que legal:

      Jesus disse: pegue a sua "maldição" e me siga.

      A verdade liberta irmão!

      Excluir
    5. Desculpe a minha ignorância bíblica, mas é a primeira vez que vejo um Cristão dizendo que um dia Jesus Cristo foi um "maldito". Deus seja louvado!

      Excluir
    6. Eu sou católica e meu marido evangélico. Ele carrega a cruz dele no pescoço, assim como eu. Reconhece que a cruz significa a tua própria salvação irmão e seja feliz com o amor do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém!

      Excluir
    7. Eu sou católica e meu marido evangélico. Ele carrega a cruz dele no pescoço, assim como eu. Reconhece que a cruz significa a tua própria salvação irmão e seja feliz com o amor do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Amém!

      Excluir
  2. Não sei quem é mais alienado. Se quem escreveu esse texto ou os evangélicos que estão comentando aqui.Aff!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais alienado é quem não conhece, não sente, não busca e julga. Mais alienado é quem não conhece, mas busca através de palavras mundanas justificar seus erros. Mais alienado é quem não conhece, mas sempre levanta a falsa bandeira da justiça sem argumentos. Já tentou buscar à Deus? Já tentou ler a bíblia? Mas ler de forma a entender mesmo! Sem buscar explicação de terceiros. Meu irmão, alienado é quem só vive por causa do amor, mas não o tem.

      Excluir
    2. O mais alienado é quem se esconde atraz de nick de desconhecido por medo de se identificar para poder dizer a besteira que bem entender e ficar quietinho quando ficar sem argumentos diante da Verdade,

      Excluir
  3. Não sei quem é mais alienado. Se quem escreveu esse texto ou os evangélicos que estão comentando aqui.Aff!!!

    ResponderExcluir
  4. Parece que muitos"protestantes" só leem o antigo testamento e esquece-se do "NOVO TESTAMENTO"...Pois pra q/ Cristo veio? Ele é o próprio Novo Testamento minha gente. Se no antigo diz q não devemos olhar, ou querer em à Cruz, no NOVO diz que devemos segui-la pra estar mais perto d Cristo. Deixemos de querer ser melhor que os outros, saibamos analisar realmente o que diz Cristo na Sagrada Escritura. Não leiamos somente o antigo ou o Novo, mas ela por inteira, assim saberemos o que Deus quer de nós... No antigo Deus castigava no Novo Deus não faz mais isso, ele mesmo veio a terra mas para nos amar e se doar inteiro por nós! Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Toma carrega a tua Cruz e siga-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma sua cruz e me diga quer dizer, toma suas dificuldades, e me siga! E não quer dizer tomar a Cruz a madeira não gente. Católico gosta de imagem eu sou catolica mas católico tudo tem q ter imagem, mas a Bíblia diz Êxodo 20 4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Vão ler a Bíblia gente! Aff

      Excluir
    2. Irmã você não é Católica, nem convertida você é, você é convencida, que não busca estudar a Bíblia por completo, a chamada"Católica Jujuba", pegou um versículo, o qual todos já conhecemos, e quer argumentar somente com ele. Se vc fosse Católica, saberia que Deus falava sobre os ídolos como os bezerros de ouro, como aquele criado no deserto pelo povo que Deus permitiu a Moisés que os libertasem, não usaria algo contra a tua religião e sim a favor é pra mostrar que a Santa, Una, Católica Apostólica Romana foi a verdadeira Igreja criada por Cristo,a qual temos mais de 2000 anos de existência, e que passou a existir quando Cristo disse a São Pedro " Pedro, tu és pedra e sobre ti construírem minha Igreja". Estude irmã e verás a verdade, pois ela Liberta, Tor e-se Católica de verdade, uma irmã convertida e não convertida. Paz e bem.

      Excluir
    3. Como podes julgar erroneamente a Igreja Católica Apostólica Romana e ainda se dizer católica???? Minha senhora, se entregue verdadeiramente a Deus e a Cristo, você ainda está convencida, é das pessoas que eu vejo direto na igreja, está lá por status, como podes defender argumento de quem é contra a tua religião???? Espero que você não comungue, com esse pensamento, está vomitando Cristo.

      Estude mais a palavra e o Catecismo da Igreja Católica e depois venha comentar algo.

      Excluir
  5. Vamos lá "anônimo" ! Em efésios, lucas e em Mateus te responde ao contrário desse seu entendimento, mas pense um pouco .. Quem ia para a cruz era todos os condenados tipo: ladrão, assasino enfim o que não prestava para a sociedade. Pergunto tu acredita em Jesus cristo? ora para ele realmente esta na cruz que é amaldiçoada ele deveria ser um serhumano horrível. ... Por meio da cruz é que tu e eu estamos aqui vendo um texto e ficando se perguntado: de qual Jesus cristo esse anônimo esta falando. Porque o meu Jesus cristo que era prs der o dele também nos salvou por ela. Bendito seja aquele que tem ouvidos para ouvir

    ResponderExcluir
  6. Mas uma pergunta, valorizar a cruz de Cristo envolve o hábito de fazer o sinal da cruz? A pergunta do site foi se é bilbico FAZER O SINAL AO PASSAR EM FRENTE A UMA IGREJA! Não vi onde os textos biblicos que foram citados no site dá base para isso, não que seja pecado, mas uma coisa é um hábito, outra é uma doutrina, um dogma etc

    ResponderExcluir
  7. Primeiro Jesus Cristo não fundou a igreja católica apostólica romana, Cristo nos reconciliou com Deus e se entregou e nos trouxe a Paz que excede a todo o entendimento. A igreja católica foi uma jogada política do imperador Constantino em aproximadamente 300 DC, que para contextualizar o império e domínio romano perpetuando-o ainda mais, moldou-se fundindo a igreja ao estado e determinando a fé "cristã" como religião oficial do império. A cruz referida nos textos, é símbolo da pior morte e humilhação sofrida por alguém naquele tempo, e é sim maldição. Não tem nada de lindo na cruz, o cerne está no sacrifício de Cristo, o puro pelos impuros, o santo, pelos pecadores, o justo, pelo injusto. O sacrifício perpétuo pelos nossos pecados, e por meio do qual não se fazem mais ofertas e oferendas como se praticava pelo povo judeu no antigo testamento. Só Ele, e por meio Dele, hoje temos acesso a sala do trono do Senhor Deus. A Cruz, é morte, e qnd se diz em qq desses versículos supracitados no texto, cruz, experimente substituí-lo, pela palavra morte. Verão que não há nada de sagrado na cruz, adorem os pregos ou cravos dela também, vamos adorar a madeira que a construiu, vamos reverenciar a placa acima fixada onde se dizia" Jesus o rei dos judeus". A cruz foi só o meio pelo qual nosso redentor e salvador morreu, poderia ser qq outro, mas Deus escolheu o mais vergonhoso e humilhante existente pra nos mostrar o tamanho de Seu amor por nós. Pra mim fazer sinal da cruz não atrai maldição, mas tb não significa nada, é só um comportamento aprendido e imitado que se tornou um hábito. O que Deus quer ver é nossa sinceridade de coração, e td se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Todo o resto são discussões vãs, tolas, e que não servem pra nada, a não ser nos afastarmos dos propósitos de Deus. Surpreendam-se ao chegarem no céu e preceberem que o Papa, bispos, presbiteros, pastores, e toda classe eclesiástica dominante nesse mundo, grande parte não estará lá. E sim teremos pessoas oriundas de outras religiões, pq nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no reino de Deus, mas os que fazem a sua vontade. E quem foram os responsáveis por soltar Barnabás e crucificar a Cristo senão o próprio clero, a elite religiosa dominante no momento. Sejamos humildes como Cristo que cuspiu no chão, fazendo um barro, e deu vista a um cego. O que vc faria ou sentiria hoje se presenciasse o Filho de Deus fazendo isso? Nem a senhora, nem o autor do texto agiram certo, mas graças a Deus que temos advogado que intercede por nós diante do trono da graça, de dia e de noite, que é Jesus Cristo. Mais amor(a Deus e ao próximo como a ti mesmo), menos religião. A Graça e a Paz do Senhor Jesus nos abençoe eternamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de ler quando falou em Constantino... aquele que proferem tal falácia não fazem ideia dos escritos da patristica. De livros que datam o século I e II Onde muito antes de Constantino nascer já se referiam à verdadeira Igreja de Cristo com o termo Católica e que tinha sua principal comunidade e cabeça de todas outras em Roma. Pastores de Igrejas tradicionais protestantes conhecem ao menos tais escritos mesmo que não os tenha lido!

      Excluir
    2. Vc fala de menos religião e coloca no seu texto que os líderes católicos não estarão no céu? Somente pessoas oriundas de outras religiões.
      Acho que aqui cabe o respeito à qualquer denominação religiosa... Não vejo a necessidade de querer exaltar aquilo que eu acredito, mas sim o respeito que devo ter a escolha de cada um.
      Minha ou sua religião... Di que importa a denominação se o que eu devo buscar é estar em comunhão com Deus!

      Excluir
    3. Sabe de nada inocente! Se a cruz não símbolisasse Nd Jesus não falaria, pegue tua cruz e segua-me.
      Os religiosos da época q crusificaram Jesus, se vai pro céu ou não, só Deus q sabe, a final só Deus q pode julgar, eu faço o sinal da cruz e não é errado não.A mensagem da cruz; certamente a palavra da cruz é loucura pra os que se perdem, mas para nós, que somos salvos,poder de Deus .

      Excluir
    4. Aprende a escrever no vernáculo português depois vira teólogo inocente...

      Excluir
    5. Coitado desse protestante, que aprendeu a mentir com o seu pastor. Constantino foi o maior inimigo de Jesus, bora sua mãe fosse católica, ele odiava a igreja católica. Era um guerreiro e numa batalha, ele ficou em grande dificuldade diante dos seus inimigos, ficou perdido sem saber como agir naquela situação, olhou para o céu e orou a Deus pela primeira vez, logo de imediato uma grande cruz apareceu diante de Constantino no céu, ele caiu por terra e orou. Vai estudar pra poder falar a verdade.

      Excluir
    6. Enem entregou a igreja a uma mulher por que existe pastora e ate bispa dirigindo igrejas ele entregou a PEDRo tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja...

      Excluir
  8. No período da perseguição aos protestantes, o "papado" decretou que todos os católicos fossem reconhecidos através do símbolo de reverência a igreja. Desta forma, por causa da fé absoluta e também do fanatismo de ambas as partes, se permitia conhecer quem era quem na realidade. Separando na verdade o joio do trigo. Os que não reverenciavam a igreja com o sinal da cruz, era literalmente morto em publico para servir de exemplo, conduzindo desta forma, o domínio da igreja.

    Isso é história, é fato!
    Leia história do império romano!
    Leia também sobre a Inquisição.

    ResponderExcluir
  9. Ou o cara que escreveu a postagem não leu contextos e sim textos isolados.
    Ou ele não sabe a diferença entre a cruz física e o significado da cruz.
    Ou ele foi ensinado assim, e ninguém vai tirar da cabeça dele.
    Ou ele acha bonito homenagear Jesus com a CRUZ que o matou.
    Ou sei lá né, não sabe interpretar texto.
    Ou só é ignorante mesmo e ignora fatos históricos e não sabe quem criou a utilização do sinal da Cruz.

    ResponderExcluir
  10. https://www.4shared.com/mp3/Et-uv4_4/A_Arma_Que_Matou_Jesus.html

    Ouçam e entendam

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber, sinceramente, aonde vocês (católicos ou protestantes) pretendem chegar com essa guerra? Sim, porque acredito que Deus é Amor, é Misericórdia, é o Pão da Vida, ...

    Vocês acham realmente que discutir doutrina fará alguém mudar de opinião? Tenho minha religião, mas tenho a convicção de que não preciso dizer a denominação, pois isso é o que menos importa.

    A paz!

    ResponderExcluir
  12. fazer o sinal da cruz é como os crentes falam aleluia, oh gloria, tá amarrado, e acreditam que falam em línguas...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Deus, deu o livre harbitrio ao homem, pra que cada um siga o seu caminho e faça a escolha que lhe for melhor, no fim deste caminho vamos descobrir se o quê escolhemos foi certo ou errado... A morte é o veredito de nossas escolhas onde vamos descobrir se é o CÉU ou o INFERNO...

    ResponderExcluir
  15. Até agora não achei a passagem bíblica de " fazer o sinal da cruz" e Jesus não foi o último a morrer em uma cruz.

    ResponderExcluir
  16. E Nei vai achar , porquê isso é uma mera inversão católica,meu querido, assim como todos os santos mortos felis.

    ResponderExcluir
  17. Quem criou osinal dá cruz , Zé ruela foi siprismente um adorado de imagem, que dá mais valo a um pedaço de jesso, que não anda não fala não come nem bebê,do que a Deus que lhe deu a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender português, depois a verdadeira história da igreja católica

      Excluir
    2. Eu faço o sinal da cruz todas as vezes que passo em frente a uma igreja. E daí? Quem vai me julgar é Deus! Não devo nada pra vocês, não tenho medo de vocês, dos seus julgamentos das suas maledicências! Faço sim o sinal da cruz, uso sim um crucifixo é um Tau. Vivo uma vida boa, digna e honesta, graças a Deus, que jamais me abandonou e jamais me abandonará.

      Excluir

Contato:VALMIRCESARVGA@HOTMAIL.COM